top of page

HISTÓRIA DOS BAIRROS – HISTÓRIA DO BAIRRO SANTA MARIA GORETTI




O bairro Santa Maria Goretti foi oficialmente criado e delimitado pela lei municipal nº 2688, de 25/12/1963. Situado na zona norte da capital, faz limites ao sul com o bairro São João e, ao norte, com o Jardim São Pedro. A origem do bairro está ligada ao povoamento do Passo d’Areia, e seus atuais limites demonstram que dele foi desmembrado.


Seus contornos são: rua 25 de julho, esquina com avenida Assis Brasil, até a avenida Sertório; desta até a rua Carneiro da Fontoura; rua Carneiro da Fontoura esquina da avenida Sertório até a esquina da rua Visconde de Pelotas; desta, da esquinada Rua Carneiro da Fontoura até a avenida São Gonçalo esquina da avenida Brasil; e desta até a esquina da rua 25 de julho.


A avenida Sertório, que demarca os limites do bairro no seu lado oeste, é a via mais importante da região. Sua origem, remonta as últimas décadas do século XIX, como mostra um requerimento de Dona Margarida Teixeira Paiva e outros proprietários do Caminho Novo (atual Voluntários da Pátria), na qual são oferecidos terrenos para abertura de uma rua que fizesse a comunicação entre a região e a estrada para Gravataí.

Em 1870, foi aprovada pela Câmara Municipal a abertura da rua e, em 1875, era registrada em ata a conclusão de sua abertura e dos melhoramentos ali realizados. No governo do intendente Otávio Rocha, em 1925, foi projetada sua macadamização, e seu alargamento foi decretado em 1944, mediante recuo progressivo das construções.


Quando se tornou via de acesso à Travessia do Guaíba, em 1958, passou a ser avenida. Santa Maria Goretti é um bairro com características residenciais e comerciais. No trecho da avenida Sertório pertencente ao bairro, concentra-se o comércio de automóveis e peças automotivas. De acordo com dados do censo do IBGE de 2000, o bairro conta com uma população de 4132 moradores, em uma área de 77 hectares.


Referências bibliográficas: ✍️

FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: Guia Histórico. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS,1992.

Dados do Censo/IBGE 2000 In: http://www.portoalegre.rs.gov.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page