top of page

RUAS COM NOMES ‘ESTRANHOS’



Os quatro "Jacós" da navegação Riograndense


“Estranho” é uma palavra muito relativa. Mas não pude deixar de tocar em alguns “nomes estranhos”, pois são dignos de nota.


RUA OFREDY STRENGE TORGO

É uma pequena ruela sem saída ainda no Centro Histórico, entre a Perimetral e a Av André da Rocha, tendo entrada na Lima e Silva, bem em frente ao 141, atual sede do Partido dos Trabalhadores.

Repetindo; a rua não tem saída e dá, na verdade, a um próprio municipal, o qual tem imenso valor e a Prefeitura não dá o destino adequado a ele.

Fica nos fundos do Senac.

Este nome soa estranho, mas a pessoa foi por demais conhecida. Foi o Prof. Ofredy "com quem tive a oportunidade de trabalhar no início da minha carreira profissional e aprender muito sobre Educação Profissional " nos fala afetuosamente a jornalista Carla Zito.

O Professor Ofredy, como era carinhosamente conhecido, teve sua trajetória reconhecida como um dos mais brilhantes diretores do SENAC.

Foi um grande incentivador dos Cursos de Aprendizagem Comercial, na época "Menor Aprendiz’, hoje Jovem Aprendiz.

Implantou na época o primeiro (e por muito tempo) o único curso de Técnico em Óptica da cidade e do estado.


RUA QUATRO JACÓS

Já estamos no Menino Deus, segundo o mapa, mas há quem tenha ali ainda como Cidade Baixa.

Quatro Jacós, Mário Cinco Paus, e o povo se pergunta: o que é isso¿.

Mário Cinco Paus é a ruazinha do INSS no Centro, uma das ruas mais curtas da cidade, como já descrevi. E a Quatro Jacós é outra ruela pequenina.

Segundo o Eloy Terra, jornalista de mão cheia, estudioso da cidade, em seu Livro As ruas de Porto Alegre, volume II, diz:

“Era uma vez quatro homens que se chamavam Jacó”. Além de terem o mesmo nome, eles também se dedicavam à mesma atividade, sendo proprietários de empresas de navegação. Ele fala que isto foi lá por 1870 pelos rios que desembocam aqui no Guaíba.

Sempre segundo Eloy Terra, em 1955, o vereador Carlos de Morais Vellinho resolveu prestar homenagem aos quatro Jacós.

É uma rua de seus 50 metros, sem saída.

2 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page