top of page

RUAS CURTAS DO CENTRO HISTÓRICO


Mário Cinco Paus


O Largo Visconde do Cairu está localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. Um de seus endereços nobres é a ACPA – Associação Comercial de Porto Alegre - muitas vezes tido como o prédio da Federasul. Na verdade o prédio desenhado por José Lutzemberger, pai do ambientalista, é da ACPA.

José da Silva Lisboa, Visconde do Cairu, foi figura histórica e político baiano, tinha influência sobre D. João VI. Graças a ele o Rei abriu os nossos portos, e o comércio se desenvolveu. Tanto que o Dia do Comerciante é em homenagem a ele, na data de seu nascimento, 16 de julho. Logo, muito justo que seu nome seja deste Largo onde está um dos símbolos de nosso comércio, o Palácio do Comércio, iniciado em 1937, numa área aterrada às margens do Lago Guaíba.

O Largo é uma das mais curtas “ruas” de nossa cidade.

No lado oposto, temos outra rua curtíssima em homenagem a José Carlos Dias de Oliveira – onde abaixo de seu nome na placa consta: “Zezinho – militante socialista”.

A chamada faz jus ao Zézinho, Zé Guerrilha, que nunca pegou em armas, nem era defensor da guerrilha. Era do Jornal Em Tempo, ligado a um grupo trotskista de seu tempo. Era sim um militante contra a ditadura, um socialista.

Era filiado e militante do Partido dos Trabalhadores.

Seu pai Jauri foi deputado estadual e prefeito de São Luiz Gonzaga.

Perto dali, entre o prédio do INSS e da Prefeitura Nova temos a...


Rua Mário Cinco Paus.

Mário Cinco Paus foi um ousado jornalista e depois brilhante advogado da capital, tendo “comprado uma briga” com um delegado retrógrado da sua época, que perseguia mulheres que se “expunham” numa rua em busca de sua atividade de profissionais do sexo. Mário as defendeu, e o delegado teve que parar de querer que elas ficassem trancafiadas.

Fora considerado na sua época um dos mais renomados criminalistas da cidade.

Mais detalhes sobre este figura ímpar no livro ““20 Relatos Insólitos de Porto Alegre” do Rafael Guimaraens (Libretos), cuja resenha fiz e está publicada nos Anexos.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page