Avenida João Pessoa, década de 1980
Algumas capitais ainda não tem nome de rua em nossa cidade: Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Manaus, Porto Velho, Palmas (não confundir com a Rua das Palmas), Goiânia, Rio de Janeiro (nem o Estado nem a capital, tem uma Escola Estadual com a nominação na Cidade Baixa),
A capital federal Brasília não foi contemplada com nome de alguma rua em nossa cidade. Mas é nome de uma Vila (Brasília), no Bairro Jardim Carvalho. Ademais, no Bairro Sarandi, na Zona Norte temos a Vila NOVA Brasília.
São Paulo, como Estado, é nome de rua no IV Distrito. Logo, não teria sentido inventarem uma tipo São Paulo Capital. Seria demais. Mas nunca se sabe...
1 – Porto Alegre – é tanto um nome de uma rua na Lomba do Pinheiro, como é avenida no Bairro Medianeira.
Na Medianeira a Av. Porto Alegre começa na Av. Dr Oscar Pereira, passando pela Rua Belvedere, Natal, Teresina, dando na Praça Paulo Coelho.
Já a Rua Porto Alegre, na Lomba do Pinheiro, rua que é acessada pela Rua Santo Amaro, sem começo e sem fim, sem saída.
Duplas nominações com rua, avenida ou praça tem causado transtornos. Este é um caso.
Pois ainda temos a Rua Conde de Porto Alegre e a Praça Conde de Porto Alegre (antiga Praça do Portão).
2 – Florianópolis – a capital de Santa Catarina – é uma avenida sem saída, iniciando seu percurso na Av. Prof. Oscar Pereira. Fica no Bairro Medianeira.
Destaque é que nesta via o caminhante encontrará motivos diversos em sua calçada.
3 – Vitória – capital do Espírito Santo – é uma pequeníssima rua do Bairro Santana. Liga a Gomes Carneiro com a Rua São Luís. Tem apenas uma quadra.
4 – Recife – capital de Pernambuco – é rua da Azenha, ligando a Av. Azenha e a Av. Florianópolis, tendo apenas uma quadra. Bairro Medianeira.
5 – João Pessoa – capital da Paraíba – inicia de um lado na Avenida André da Rocha e no outro na Avenida Osvaldo Aranha. Não começa como muitos acham no Viaduto Loureiro da Silva, onde se confundiria com a Av. Sen. Salgado Filho, indo até a Av. Bento Gonçalves, não sem antes causar uma confusão, pois ao chegar à Rua Sebastião Leão, pelo lado direito, ela passa a ser a Av. da Azenha, sendo que a partir do seu lado esquerdo, na Av. Jerônimo de Ornellas, ela continua sendo Av. João Pessoa, portanto vindo em sentido Bairro-Centro.
A “aparente” João Pessoa depois do Viaduto em direção ao Bairro tem o nome de Praça Raul Pilla, o que é uma confusão em Porto Alegre, pois a praça deveria ser apenas o perímetro da praça. Mas isto é Porto Alegre.
Cabe salientar que no início delas temos de um lado a tradicional CEU – Casa de Estudante Universitário, do outro lado, a Faculdade de Economia e a Faculdade de Direito, e ao passar sobre o Viaduto, abaixo se enxerga a velha Faculdade de Medicina.
Passando o Arroio Dilúvio, na Av. Ipiranga, temos o Palácio da Polícia.
João Pessoa é, na verdade, é uma nominação que enleva a figura histórica do político João Pessoa, confundindo-se na cabeça das pessoas, com a capital paraibana.
João Pessoa (1878-1930) foi um político brasileiro. Candidato à vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas, foi derrotado pela chapa de Júlio Prestes e Vital Soares. O assassinato de João Pessoa precedeu a Revolução de 30 que levou Getúlio Vargas ao poder.
6 – Natal – capital do Rio Grande do Norte – é avenida que liga a Av. Porto Alegre com a Rua Cuiabá. Fica no Bairro Medianeira.
7 – Teresina – capital do Piauí – no Bairro Medianeira, é avenida liga a Av. Porto Alegre com a confluência da Rua Cuiabá e Rua Therezinha.
8 – Cuiabá – capital do Mato Grosso – na Medianeira, é um prolongamento da Av. Teresina com sua confluência na Rua Theresinha e Av. Prof. Oscar Pereira.
9 – Maceió – capital de Alagoas – liga a Rua Miamar com a Av. Teresinha. Fica na Medianeira.
10 - Fortaleza – capital do Ceará – é uma travessa no Bairro Nonoai, que liga a Rua Costa Lima e a Rua Dr. Nery Cabral.
11 – Belém – capital do Pará – é uma avenida no Bairro Teresópolis, que liga a Rua Prof. Clemente Pinto e a Av Teresópolis.
12 – Rio Branco – capital do Acre - no Bairro Santa Tereza liga a Rua Correia Lima a Rua Silveiro.
13 – Boa Vista - no Bairro Belém Novo – começa na Rua José Inácio e não tem saída.
14 – Campo Grande – capital do Mato Grosso do Sul - é uma rua que está no Bairro Cascata, começando na Rua Dr. Ulysses Guimarães e não tem saída.
15 – Macapá – capital do Amapá – é rua do Bairro São José, ligando a Rua 26 de dezembro e a Rua Clemente Pereira.
16 – Aracaju – capital do Sergipe – estrada que fica no Bairro Vila Nova- da Av.Vicente Montegia, mas não tem saída.
Como podermos ver seis delas estão num único Bairro, o Medianeira.
17 – São Luís – capital do Maranhão – fica no Bairro Santana, É uma continuação da Rua Ramiro Barcelos, ao passar o Arroio Dilúvio e vai até a Rua Luiz de Camões.
Comments