Augusto Severo de Albuquerque Maranhão
1- RUA AUGUSTO SEVERO
Rua Augusto Severo, que já foi dos Cachorros e também Rio Gravataí, situa-se no Bairro São João.
Vai da Benjamin Constant, cruza a Sertório, até a 18 de novembro. Fica na região do Aeroporto.
Augusto Severo de Albuquerque Maranhão foi o oitavo de quatorze filhos. Foi político, jornalista, inventor e aeronauta.
Nasceu no Rio Grande do Norte e morreu em Paris.
Jovem, passou a se interessar pelo voo, realizando observação de aves planadoras e construindo pequenos modelos de pipas, uma das quais denominou Albatroz.
Em 1892, ouvida a opinião favorável de abalizados professores da Escola Politécnica, concedeu o Governo um auxílio pecuniário para que Augusto Severo pudesse mandar fazer na Europa um aeróstato dirigível de sua invenção que incorporava as ideias que havia desenvolvido anteriormente.
Depois de estudos e peripécias construiu um balão, de cerca de 2.000 m3, medindo 60 m de comprimento, chegando ao Brasil em março de 1893. A estrutura em treliça, inicialmente projetada para ser executada em alumínio, foi construída no campo de tiro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro, assim como a montagem de uma usina para a produção de hidrogênio.
Em 1896, no Rio de Janeiro, Augusto Severo pediu patente para um “turbo-motor com expansões múltiplas e continuadas”.
Em fins de 1901, Severo licenciou-se da Câmara dos Deputados para viajar para a França e aí se dedicar à construção de um novo semirrígido, o Pax, inflado a hidrogênio.
Há relatos que foram amigos e parentes que o bancaram nesta aventura inventiva.
O novo aparelho não tinha leme de direção e usava ao todo sete hélices: uma na popa, outra na proa, outra na barquinha e quatro laterais. Severo pretendia usar motores elétricos, mas a falta de recursos e de tempo fez com que ele optasse por dois motores a petróleo tipo Buchet, um com 24 cv e o outro com 16 cv. O invólucro tinha a capacidade de 2.500m3, com 30 m de comprimento e 12 no maior diâmetro. Os ensaios foram realizados nos dias 4 e 7 de maio de 1902, com sucesso.
No dia 12 de maio de 1902, tendo como mecânico de bordo o francês Georges Sachet, o Pax decolou às 5h30min, saindo da estação de Vaugirard, Paris. Elevou-se rapidamente, atingindo cerca de 400 m. Cerca de dez minutos após o início do voo, o Pax explodiu violentamente, projetando os dois tripulantes para o solo. Severo e Sachet morreram na queda, ficando totalmente carbonizados.
O mecânico havia insistido várias vezes com Severo que era inadequada a colocação dos motores, sendo perigoso. Tinha razão, mas o infortúnio não só levou a vida de Severo como a dele também.
Augusto Severo em seguida teve rua em Paris com seu nome e aqui, como se vê, foi homenageado com nome de rua próximo ao velho aeroporto e não longe do mais novo.
2 - AVENIDA POLÔNIA
BAIRRO SÃO GERADO
Já se chamou de Avenida Industrial, denotando que ali era a expansão da área industrial da Porto Alegre do passado. O processo industrial começou no Centro, foi se expandindo pela Voluntários da Pátria e se assentou no chamado IV Distrito.
Dali a industrialização foi se expandindo em direção à Zona Norte, onde ainda temos indústrias, apesar de grande parte delas ter se deslocado para Cachoeirinha e Gravataí, tornando Porto Alegre uma cidade essencialmente de comércio e serviços.
Ela vem da Voluntários da Pátria, atravessa a Farrapos e vai terminar SEM SAÍDA, perfazendo quase 1.500 metros.
Já a Sociedade Polônia, cuidado, não fica nesta rua, está na São Pedro, 778
Já o Círculo Operário Porto Alegrense fica no número 625 desta avenida.
3 - EDU CHAVES
Eduardo Pacheco Chaves – paulista - foi um aviador brasileiro, pioneiro nas ligações aéreas entre São Paulo e Santos; São Paulo e Rio de Janeiro, e também entre o Rio e Buenos Aires.
Conheceu Santos Dumont na Inglaterra, iniciando sua paixão pela aviação. E nesta rua, com seu nome, temos mais de uma dezena de lojas de venda ou locação de CARROS.
Na França, foi o primeiro aviador a realizar voos noturnos. Foi o primeiro piloto brasileiro a voar nos céus do Brasil no dia 8 de março de 1912, na cidade de Santos. Neste período teve a oportunidade de voar em companhia do aviador francês Roland Garros na breve estadia deste no Brasil.
Criou a primeira escola de aviação do país em Guapira, São Paulo, onde empregou aviões trazidos da Europa.
Fez o primeiro voo entre São Paulo e Rio de Janeiro sem escalas
Esta rua fica próximo ao nosso Aeroporto, no Bairro São João, adjacente a ele, originalmente havia o Aeródromo São João.
Kommentare