top of page

RUAS DO IV DISTRITO



Augusto Severo de Albuquerque Maranhão


1- RUA AUGUSTO SEVERO

Rua Augusto Severo, que já foi dos Cachorros e também Rio Gravataí, situa-se no Bairro São João.

Vai da Benjamin Constant, cruza a Sertório, até a 18 de novembro. Fica na região do Aeroporto.

Augusto Severo de Albuquerque Maranhão foi o oitavo de quatorze filhos. Foi político, jornalista, inventor e aeronauta.

Nasceu no Rio Grande do Norte e morreu em Paris.

Jovem, passou a se interessar pelo voo, realizando observação de aves planadoras e construindo pequenos modelos de pipas, uma das quais denominou Albatroz.

Em 1892, ouvida a opinião favorável de abalizados professores da Escola Politécnica, concedeu o Governo um auxílio pecuniário para que Augusto Severo pudesse mandar fazer na Europa um aeróstato dirigível de sua invenção que incorporava as ideias que havia desenvolvido anteriormente.

Depois de estudos e peripécias construiu um balão, de cerca de 2.000 m3, medindo 60 m de comprimento, chegando ao Brasil em março de 1893. A estrutura em treliça, inicialmente projetada para ser executada em alumínio, foi construída no campo de tiro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro, assim como a montagem de uma usina para a produção de hidrogênio.

Em 1896, no Rio de Janeiro, Augusto Severo pediu patente para um “turbo-motor com expansões múltiplas e continuadas”.

Em fins de 1901, Severo licenciou-se da Câmara dos Deputados para viajar para a França e aí se dedicar à construção de um novo semirrígido, o Pax, inflado a hidrogênio.

Há relatos que foram amigos e parentes que o bancaram nesta aventura inventiva.

O novo aparelho não tinha leme de direção e usava ao todo sete hélices: uma na popa, outra na proa, outra na barquinha e quatro laterais. Severo pretendia usar motores elétricos, mas a falta de recursos e de tempo fez com que ele optasse por dois motores a petróleo tipo Buchet, um com 24 cv e o outro com 16 cv. O invólucro tinha a capacidade de 2.500m3, com 30 m de comprimento e 12 no maior diâmetro. Os ensaios foram realizados nos dias 4 e 7 de maio de 1902, com sucesso.

No dia 12 de maio de 1902, tendo como mecânico de bordo o francês Georges Sachet, o Pax decolou às 5h30min, saindo da estação de Vaugirard, Paris. Elevou-se rapidamente, atingindo cerca de 400 m. Cerca de dez minutos após o início do voo, o Pax explodiu violentamente, projetando os dois tripulantes para o solo. Severo e Sachet morreram na queda, ficando totalmente carbonizados.

O mecânico havia insistido várias vezes com Severo que era inadequada a colocação dos motores, sendo perigoso. Tinha razão, mas o infortúnio não só levou a vida de Severo como a dele também.

Augusto Severo em seguida teve rua em Paris com seu nome e aqui, como se vê, foi homenageado com nome de rua próximo ao velho aeroporto e não longe do mais novo.


2 - AVENIDA POLÔNIA

BAIRRO SÃO GERADO

Já se chamou de Avenida Industrial, denotando que ali era a expansão da área industrial da Porto Alegre do passado. O processo industrial começou no Centro, foi se expandindo pela Voluntários da Pátria e se assentou no chamado IV Distrito.

Dali a industrialização foi se expandindo em direção à Zona Norte, onde ainda temos indústrias, apesar de grande parte delas ter se deslocado para Cachoeirinha e Gravataí, tornando Porto Alegre uma cidade essencialmente de comércio e serviços.

Ela vem da Voluntários da Pátria, atravessa a Farrapos e vai terminar SEM SAÍDA, perfazendo quase 1.500 metros.

Já a Sociedade Polônia, cuidado, não fica nesta rua, está na São Pedro, 778

Já o Círculo Operário Porto Alegrense fica no número 625 desta avenida.


3 - EDU CHAVES

Eduardo Pacheco Chaves – paulista - foi um aviador brasileiro, pioneiro nas ligações aéreas entre São Paulo e Santos; São Paulo e Rio de Janeiro, e também entre o Rio e Buenos Aires.

Conheceu Santos Dumont na Inglaterra, iniciando sua paixão pela aviação. E nesta rua, com seu nome, temos mais de uma dezena de lojas de venda ou locação de CARROS.

Na França, foi o primeiro aviador a realizar voos noturnos. Foi o primeiro piloto brasileiro a voar nos céus do Brasil no dia 8 de março de 1912, na cidade de Santos. Neste período teve a oportunidade de voar em companhia do aviador francês Roland Garros na breve estadia deste no Brasil.

Criou a primeira escola de aviação do país em Guapira, São Paulo, onde empregou aviões trazidos da Europa.

Fez o primeiro voo entre São Paulo e Rio de Janeiro sem escalas

Esta rua fica próximo ao nosso Aeroporto, no Bairro São João, adjacente a ele, originalmente havia o Aeródromo São João.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page