top of page

RUAS DOS ESTADOS BRASILEIROS





Nestas homenagens ficamos devendo para o Estado de Alagoas, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal.

No entanto, as capitais Maceió, Natal, Boa Vista, Vitória e Brasília não foram esquecidas.

A Rua Espírito Santo, no Centro Histórico, onde temos em seu início a parte leste da Catedral, tem este nome em homenagem às festas que ali se realizavam para o Divino Espírito Santo. Portanto, não é referente ao Estado da Federação.

Já o extinto Estado da Guanabara levou nome de rua no Bairro Cascata.

Não temos nominações de rua com Rio Grande do Sul, mas temos uma rua e uma avenida chamadas de Porto Alegre, o que causa confusões, por óbvio.

Rio de Janeiro tem seu nome posto numa Escola Estadual na Cidade Baixa.


1 - Mato Grosso é homenageado com uma Travessa que vai da Av. Dr. Carlos Barbosa, atravessando a Av. Florianópolis, terminando sem saída.

Logo, aqui a homenagem é anterior ao desmembramento deste Estado, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


2 - Goiás é uma rua que começa - como a Mato Grosso - na Av. Dr. Carlos Barbosa, mas esta termina na Av. Florianópolis.


3 - Já Tocantins, desmembrado de Goiás, nomina uma rua na Agronomia, ligando a Est. João de Oliveira Remião e a Av. Bento Gonçalves.


4 - Amapá que se tornou Estado recebe homenagem com uma Rua nlççla Vila Nova, iniciando na Rua Ângelo Passuelo, e não tem saída.


5 - Rondônia é nome de Rua na Restinga, ligando a Rua G com a Rua Dr. João Dêntice.


6 - Acre é uma rua, sem saída, na Lomba do Pinheiro, com início na Rua Artur Zanella, bem próximo à principal via desta localidade, a Est. João de Oliveira Remião.


7 - Sergipe fica no Bairro Glória, entre a Rua Aparício Borges e Av. Mal. Mesquita.


8 - Já Minas Gerais é importante rua no Bairro Sarandi, entre a Rua Fábio Carneiro Lima e Av. Alcides Maia. Neste Bairro, esta rua homenageando este Estado se junta a múltiplas homenagens a Inconfidentes e outros personagens daquele Estado.


9 - Piauí é rua do Bairro Santa Maria Goretti, entre a Av. Sertório e a Av. Assis Brasil.


10 - Santa Catarina é rua do Bairro Santa Maria Goretti, entre a Av. Sertório e Av. Assis Brasil.


11 - São Paulo ê uma avenida que liga a Rua Conde de Porto Alegre e a Av. França. Fica no IV Distrito.


12 - Paraná liga Av. Chicago e a Rua Dr. João Inácio. Fica no IV Distrito. Ali ficou por anos a sede da Polícia Federal. O Sindasseio está no número 999.


13 - Bahia é uma avenida que liga a Av. Olinda e a Rua Dr. João Inácio. A EEEF SOUZA LOBO está no número 946. Fica no IV Distrito


14 - Paraíba é uma rua que liga a Av. Voluntários da Pátria e a Av. Farrapos. Fica bem em frente a Vila Santa Terezinha, ou seja, a antiga Vila dos Papeleiros. Rua que na atualidade tem forte prostituição. Há nela um belo casario antigo preservado. Fica no IV Distrito.


15 - Pernambuco é uma rua que liga a Av. Cristóvão Colombo com a Av. Farrapos, num estranho traçado que corre praticamente paralela a esta. O SINDIGRAF fica no número 2623 e o das Agências de Propaganda fica no número 2664.

É uma rua com muitos restaurantes, em especial de culinária italiana, com massas e galeto.


16 - Maranhão é uma avenida que liga a Rua Santos Dumont à Benjamin Constant. Fica no IV Distrito.


17 - Pará é uma avenida que liga a Rua Dr. João Inácio com a Olinda. Em sentido contrário temos a Dr. Timóteo. Fica no IV Distrito. 0 Instituto São Francisco - Santa Família – fica no número 833. No numero 1324, esquina com Viena está o tradicional Restaurante Baumbach-Ratskeller.


18 - Amazonas é uma avenida que liga a Rua Dr. João Inácio com a Olinda, como é o caso da Pará. Fica no IV Distrito.


19 - Ceará é uma avenida descentralizadora do fluxo vindo do Aeroporto Salgado Filho. Do Viaduto Leonel Brizola cruza várias artérias. Passando a Berlim, ela continua, mas não tem saída. O Sinmetal fica no número 946.Fica no IV Distrito. Nela há a tradicional e longeva: Churrascaria Komka.

Destaque é que nesta via o caminhante encontrará motivos diversos em sua calçada.


DESTAQUES NO IV DISTRITO

Verificaram os leitores que nas últimas nove ruas localizo todas como “IV Distrito”, porque ou se estendem por mais de um bairro – Floresta, São Geraldo, Navegantes - ou por ficar em um destes bairros que compõe o assim denominado IV Distrito.

Este é um resumo de nossas homenagens aos Estados brasileiros

Vamos relatar também como as capitais dos Estados estão postas ou não em nomes de vias em nossa cidade.

Num outro volume trataremos das homenagens às cidades do Rio Grande do Sul, muitas delas no Bairro Petrópolis, como homenagens a países.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page